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PROJETO Diversidade do nosso Brasil

CEI PLENITUDE

DIRETORIA REGIONAL FREGUESIA/BRASILANDIA

PROJETO Diversidade do nosso Brasil

Os documentos Currículo da Cidade, Culturas indígenas, Trilha de Aprendizagem entre outros, foram utilizados como embasamento teórico para todo desenvolvimento e planejamento das propostas, ressaltando a importância de se trabalhar as regiões indígenas como conteúdo obrigatório como afirma a Lei.

Lei nº 10.639 (2003) e Lei nº 11.645 (2008), que estabelecem a obrigatoriedade do ensino da história e das culturas africanas, afro-brasileira e dos povos indígenas/originários;

O projeto tem como objetivo propor o tema sobre as culturas indígenas, como forma de acolher um povo em específico. Propõe leituras, traz as sementes e as organiza junto a outros materiais. As crianças, a partir daí, explorando estes materiais, expressando-se de diversas formas, pintando os papéis, o chão, o corpo, sem que haja um modelo a ser seguido, são estimuladas à investigação, à curiosidade e ao respeito e valorização da diferença.

As populações indígenas são vistas pela sociedade brasileira ora de forma preconceituosa, ora de forma idealizada. O preconceito parte, muito mais, daqueles que convivem diretamente com os índios: as populações rurais. Dominadas política, ideológica e economicamente por elites municipais com fortes interesses nas terras dos índios e em seus recursos ambientais, tais como madeira e minérios, muitas vezes as populações rurais necessitam disputar as escassas oportunidades de sobrevivência em sua região com membros de sociedades indígenas que aí vivem. Por isso, utilizam estereótipos, chamando-os de “ladrões”, “traiçoeiros’’, “preguiçosos”, “beberrões”, enfim, de tudo que possa desqualificá-los. Procuram justificar, dessa forma, todo tipo de ação contra os índios e a invasão de seus territórios. ( NÓBREGA; FREIRE, 2008, p. 7).

 A Região Norte do Brasil é a maior região em extensão territorial, ela é formada por sete estados: Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá e Tocantins. Na Região Norte, localiza-se a Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo, o Rio Amazonas, o maior rio do mundo em extensão. A cultura da região Norte é muito rica, e fortemente influenciada pelos indígenas, Europeus, africanos, bem como pelos migrantes.

A diversidade cultural brasileira se deu pelo processo de miscigenação entre brancos, índios e negros e foi marcada por uma série de crenças, hábitos, costumes e conceitos contraditórios, alimentando, assim, uma discussão permanente a respeito dos direitos e deveres dos seres humanos, principalmente no combate aos preconceitos remanescentes e oriundos dessa relação que perdurou por séculos, trazendo sérias consequências a uma imensa população de oprimidos, incluindo negros, índios, pobres, portadores de algum tipo de deficiência, relações e diferenças sexuais, doenças crônicas, dentre outras formas de relações consideradas por boa parte da sociedade algo fora da normalidade e,por esse motivo, não aceitáveis.( BARBOSA, 2014, p. 3).


O tema será abordado por ainda se perceber a necessidade da inserção, da valorização, e do respeito às demais culturas existentes na comunidade escolar e social, buscando dessa maneira a potencialização de se trabalhar em cima da realidade do educando. Tendo em vista que esse trabalhar vai abrir caminhos para que a criança use o conhecimento adquirido para seu crescimento pessoal, interpessoal e social ao longo da sua trajetória como ser formado.

A importância de se começar trabalhar com o multiculturalismo, o preconceito, a diversidade e tantos outros ensinamentos na educação infantil, é a possibilidade e a oportunidade de fazer com que a criança comece a interagir, a se relacionar e a compreender que depois dela há sempre outras pessoas, outras culturas, outras realidades e que diante de cada descoberta a mesma faça parte desse mundo, sendo um cidadão que respeita e valoriza as diferenças.

Portanto como ponto de vista do corpo docente, associar a cultura indígena sendo um conteúdo que está sendo vivenciado pelas crianças, ressalta em um rico processo de aprendizagem para eles, proporcionando o contato com as tradições do país e consequentemente o saber da história do seu país, ou seja, iniciar esse conhecimento na infância traz ao sujeito a oportunidade de compreensão de mundo, da sua própria realidade, do conhecer a si mesmo, da sua identidade, da maneira como ele dever agir diante das adversidades apresentadas e da importância de interagir com o diferente, de se relacionar com outras pessoas, pois o mesmo precisa esta pronto no que diz respeito a questão social, pessoal e interpessoal, para assim ser um cidadão de opiniões formadas.

Coordenadora: Jaqueline Uchoa

Gestora: Gisely Lima

Equipe CEI PLENITDE

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