BLOG Arte e criança

Projeto “Boa Tarde” – Tema Fundo do Mar

Professoras: Marta e Lucicleide.
Mini Grupo I – A/B

Objetivo: Apresentar as crianças os animais que habitam o mar e a diversidade das espécies. Proporcionando um estudo de observação estimulando assim a curiosidade. O tema “Fundo do Mar” é pertinente para que a criança tenha contato despertando assim curiosidade e interesse, também para que possam ampliar seu universo a respeito deste assunto, entendendo como vivem as diferentes espécies, suas características e necessidades além dos cuidados necessários como a preservação ambiental marítima e a conscientização e a responsabilidade de cada um cuidar e preservar. Despertar e construir ideias para que possamos contribuir a ajudar esse mundo lindo do mar. Vivemos uma fase de extinção de muitas espécies marítimas como:Tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), Baleia-azul (Balaenoptera musculus), Tubarão-martelo (Sphyrna mokarran), Pinguins-imperadores (Aptenodytes forsteri), Cheilinus undulatus, o Napoleão e Phocoena sinus, a Vaquita,

                        

Além de citarmos algumas espécies mais ameaçadas, é importante saber quais fatores mais contribuem para a diminuição da biodiversidade nos oceanos. Duas causas principais colaboram efetivamente para a redução de algumas espécies: excesso de lixo e pesca. Ambos os problemas são capazes de matar diversas espécies de animais marinhos – sobretudo as que não possuem tantos indivíduos na natureza -, não apenas porque matam muitos seres-vivos, mas porque são capazes de destruir também o ambiente onde vivem, seus habitats. Por isso, para controlar e salvar os animais marinhos, é fundamental brecar os hábitos destrutivos que possuímos, como o acúmulo de lixo e pesca desenfreada. 

A lista dos animais marinhos que mais correm risco de serem extintos por conta de atitudes insustentáveis por parte dos seres humanos. As tartarugas são símbolos expressivos de como estamos destruindo a vida marinha nos oceanos de todo o mundo. Contudo, essa espécie em especial é encontrada somente em regiões mais tropicais. Infelizmente, estima-se que a população da tartaruga-de-pente diminuiu em 80% no último século, comprometendo o futuro da espécie. 

O grande problema para a diminuição da espécie tem relação com a caça, já que é tida como iguaria em alguns locais e muitas vezes utiliza-se o casco para criação de objetos para de Apesar de ser um animal imponente, o maior do planeta, infelizmente o risco de extinguir a grande baleia-azul é real. O motivo principal para o animal aparecer na lista de animais marinhos ameaçados de extinção está relacionado à caça predatória, decorrente de muitas décadas. Não à toa, atualmente pesquisadores acreditam que existam pouco mais de 3 mil baleias-azuis.

Isso porque a estimativa é de que cerca de 200.00 baleias dessa espécie foram mortas ao longo dos anos, diminuindo consideravelmente sua população, que antes era abundante. Sem dúvida os tubarão-martelo é uma das espécies mais conhecidas, principalmente por conta da sua aparência. Ao passo que se trata de um animal belo, é também um animal muito visado pela caça, devido à extração da barbatana, muito comum em sopas na Ásia. 

Por conta disso, desde que iniciou o controle dos números populacionais da espécie na década de 80, a estimativa é que tenham diminuído em cerca de 90%. Além disso, como agravante, o tubarão-martelo possui longo período geracional e pequena abundância de indivíduos. Isso faz com que o equilíbrio da população seja mais complicado de alcançar. 

O grande vilão que coloca em risco a continuidade dos pinguins-imperadores, está ligado ao degelo, que afeta desde a reprodução dos animais até a sua busca por alimentos. O aquecimento das águas (causado por vários fatores, como acidificação dos mares e aquecimento global) causa quebra do gelo, fazendo com que filhotes de pinguim sejam levados precocemente para o oceano, culminando em afogamento. Por conta disso, pesquisadores preveem que o número de pinguins-imperadores diminua até o fim do século, com 20% de suas populações quase extintas. Além disso, a intervenção da ação predatória do homem também contribui para a extinção desses animais.

Mais da metade do planeta Terra é ocupada por grandes oceanos e mares. Estima-se que em torno de 6.4 milhões de toneladas de lixo marinho são descartadas nos oceanos e mares a cada ano. Mais de 13.000 pedaços de lixo plástico estão, atualmente, flutuando em cada quilômetro quadrado de oceano. Muitos animais marinhos ingerem estes resíduos confundindo-os com alimentos.

O efeito mais dramático dessa ingestão acidental é muito difícil de ser observado. Aparelhos digestivos recheados de plásticos têm menor capacidade de assimilação de nutrientes oriundos de alimentos verdadeiros. Isso reduz a probabilidade de os animais sobreviverem e pode, em longo prazo, causar o colapso de determinadas populações. Tartarugas marinhas, focas, leões marinhos, golfinhos, peixes-boi, aves marinhas e peixes são algumas das inúmeras vítimas.

Explicar as crianças que o nosso planeta é coberto por água, seja a doce dos rios, a congelada dos polos, a salgada dos oceanos. Falar sobre a respiração das espécies na água, por isso as águas dos mares não podem ficar poluídas e temos o dever de não jogar lixo respeitando a natureza.

Iremos ter um mascote no CEI, um peixe no aquário onde as crianças irão aprender a cuidar, se sentirem responsáveis e alimentar o nosso mascote e escolherão um nome para ele.

Objetivos: Colocar o cenário do fundo do mar afim de que as crianças através do lúdico conheçam animais marinhos em seu ambiente. Destacar as espécies e construir ideias de como podemos ajudar os seres do mar, proteger, melhorar a qualidade de vida deles e conscientizar que somos todos responsáveis em manter os mares, rios e suas vertentes sem lixos.

A festa do fundo do mar explora as riquezas, os mistérios e a diversidade da imensidão profunda do oceano. Um tema lúdico e colorido para festas infantis, tanto de meninas, quanto de meninos. É perfeito para estimular a criatividade e a imaginação das crianças com muita diversão.

Esse é um momento muito especial para o aniversariante, pois mostra o quanto ele é querido e amado por outras pessoas. Está cientificamente comprovado que as festas de aniversários exercem um incrível impacto sobre o sistema cognitivo e emocional dos pequenos. A festa é o evento social que mostra para a criança que as pessoas mudam de idade e, consequentemente, envelhecem.

A palavra “aniversário” vem do latim e é formada a partir da junção de annus, que significa “ano” e versus ou vertere, que é traduzido por “voltar”, “regressar”. Assim sendo, anniversarius significa “aquilo que volta todos os anos. “A festa de aniversário é, portanto, um marco físico de que existe algo diferente acontecendo. Do ponto de vista cognitivo, a criança compreende a passagem dos anos e, do ponto de vista emocional, ela entende que está crescendo.

Para algumas culturas, o dia do aniversário é dia de renascer e festejar um novo começo. A festa de aniversário tem todo um ritual que sempre se repete: fazemos um bolo, colocamos velinhas, fazemos um pedido e cantamos parabéns. Isso é tão automático, que não imaginamos a simbologia que envolve esse ato. Ali, acontece um momento mágico de confraternização, de reforço de laços, em que os amigos se reúnem para comemorar e celebrar a vida daquela criança, que, por sua vez, sente que é o motivo de todos estarem reunidos é uma ótima forma de entrosar e socializar os pequenos. A comemoração é um momento muito especial para o aniversariante, pois mostra o quanto ele é querido e importante para as pessoas. E essa é a oportunidade social das outras pessoas demonstrarem isso. É um momento de possibilidade de compartilhar experiências fora do comum. A festa de aniversário é um momento mágico onde a criança se sente o motivo por todos estarem reunidos.

O dia do nascimento representa o início de uma nova vida e essa data será sempre lembrada.

Não importa se a comemoração é grande ou pequena; o que a criança precisa é daquele momento. É o dia dela. É o dia em que ela estará cercada de pessoas que fazem parte da sua história e se importam com ela. Até cantar só um parabéns deixa a criança feliz! Por isso, comemorar é importante, é incrível, é maravilhoso. Comemorar é celebrar a vida!


Bolo: Cenoura,

Recursos: TNT, EVA, papel crepom, cartão, color set, bexigas coloridas, fio de nylon, cola quente, tesoura, prato de papelão.

Estratégia: A turma do MGI A-B dançará as músicas com todos os agrupamentos do CEI nesse dia.

Músicas: Baby Shark

Parabéns Patati e Patatá São Paulo, 25 de maio de 2022.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!